Logo Prefeitura de Salvador

Manual Étnico-Racial

No seminário Imprensa e Diversidade Étnico-Racial, ocorrido na noite da última quarta-feira, (24) o professor, PhD em História da Cultura Negra, Jaime Sodré um dos palestrantes do evento, elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) representada pelos gestores, Ailton Ferreira e Edmilson Sale e da presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sinjorba) Marjorie Moura. Na oportunidade, o historiador sugeriu que novos encontros sejam realizados. “Foi dado o pontapé inicial, a Secretaria e o Sinjorba estão de parabéns pela sensibilidade de levantar a discussão sobre o tratamento que a imprensa deve ter em relação às questões étnico-raciais”, enfatizou o professor. 

Além da discussão sobre como a imprensa divulga assuntos étnico-raciais, tema muito bem acompanhado por Jaime Sodré que tem o hábito de arquivar todas as noticiais referentes, principalmente, às questões religiosas de matriz africana. Também no seminário, foi selada uma parceria entre a Semur e o Sinjorba, representado pela presidente Marjorie Moura. As duas instituições vão trabalhar em ação conjunta na confecção de um manual étnico-racial para ser utilizado pelos jornalistas, instrumento que servirá de suporte na elaboração de matérias com recorte racial.

Participou ainda do encontro a formanda em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo da Faculdade Social da Bahia e integrante do Instituto de Mídia Étnica, Juliana Dias, que contribuiu na discussão com seu trabalho de conclusão de curso Manual de Jornalismo Étnico-Racial.

Dentre os profissionais da área de comunicação que estavam na platéia, o professor Jaime Sodré destacou e elogiou a jornalista Cleidiana Ramos, que tem um cuidado especial ao publicar suas matérias, sempre com temas ligados à religiosidade. “Ela ainda coloca um glossário para informar os termos utilizados apenas por quem frequenta os terreiros”, ressaltou Sodré. 

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content