Logo Prefeitura de Salvador

Secretaria cumpre sua Agenda Afirmativa

No mês da Consciência Negra, a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), responsável por formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção de inclusão social e econômica da população afrodescendente, vem cumprindo uma agenda intensa de eventos para celebrar o Novembro Negro.

 

gdfUma série de atividades idealizadas pela Semur, que tiveram início este mês se estendem até dezembro com principal objetivo de celebrar o 20 de Novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695).

Parte da Agenda Afirmativa já foi cumprida com a realização de caminhadas contra a intolerância religiosa, encontro gastronômico, exposições fotográficas, palestras, homenagens a instituições que representam há décadas a cultura afro-brasileira como Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, além de personalidades que se destacam pela importante contribuição para a promoção da igualdade racial.

sdc11668Para o titular da Reparação, Ailton Ferreira que destaca a homenagem a Zumbi dos Palmares como um grande momento cívico, a Agenda Afirmativa é uma agenda positiva com propostas importantes e com o objetivo de ser transformada em políticas públicas. “A idéia é que a data, que neste ano a Prefeitura de Salvador suspendeu o expediente, seja um dia em que toda a população da cidade com 79,4% de afrodescendentes, discutam sobre o tema.

Homenageamos também no dia 20, o empresário Clarindo Silva. Ele fez no Centro Histórico o que os poderes públicos não fizeram no passado. Clarindo chegou antes do Estado com o projeto de revitalização do Pelourinho. Não podemos esquecer jamais a importância e respeito à figuras importantes como essa”, disse o gestor da Semur Ailton Ferreira.    

O secretário também destacou os programas voltados para a população de origem negra desenvolvidos pela Prefeitura. Ao longo de todo ano, são realizadas ações em diferentes áreas para combater o preconceito, promover a saúde e a educação, e garantir maior inserção socioeconômica para a população negra.

Compromisso

A Semur foi criada pela lei 6.452 de 18 de dezembro de 2003, com a finalidade de promover a reparação em várias áreas de competência, como: assessoramento à Prefeitura na execução de políticas de reparação, articulação com setores da saúde, educação, habitação, trabalho e ação social.

Proteção dos direitos das pessoas e grupos, com ênfase na população negra prejudicados por discriminação racial e demais formas de intolerância, combate à homofobia, formulação, coordenação e acompanhamento das políticas transversais da Prefeitura para a reparação; acompanhamento e fiscalização do cumprimento da legislação que assegura os direitos da comunidade negra, indígena e de outros grupos discriminados e vítimas de práticas xenófobas e intolerantes.
 

 

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content