Semur promove 7° Encontro do Selo da Diversidade Étnico-Racial nesta quarta (30)

Com o tema “ESG racial e as organizações”, a Secretaria Municipal de Reparação (Semur) realiza a sétima edição do Encontro do Selo da Diversidade Étnico-Racial. O evento é gratuito e acontece quarta-feira (30), às 11h, na modalidade on-line, através da plataforma Microsoft Teams. A atividade é voltada para os colaboradores das empresas que possuem o Selo de Diversidade e as inscrições podem ser feitas através do link https://prefsa.org/vpOXs.

O encontro será mediado pelo coordenador de Reparação e Promoção da Igualdade Racial da Semur, Alisson Sodré. Os palestrantes são a coordenadora do Comitê de ESG da Associação Nacional de Compliance (Anaco), Ana Patrícia Oliveira, que vai falar sobre a ESG racial e situações que ocorrem no Brasil, e o líder de Diversidade, Equidade e Inclusão para o Brasil do J.P Morgan, Edmar Moreira, que abordará sobre práticas de diversidade e inclusão racial como forma de responsabilidade social.

De acordo com Sodré, a iniciativa visa instruir as empresas a se conscientizar e agir com as questões de sociabilização que o mundo do mercado de trabalho exige na atualidade. “Não adianta ter um discurso de que a empresa é diversa ou de que a corporação de fato se preocupa com a questão ambiental e social, dentre outras pautas. É necessário, de fato, se reposicionar em relação a essa demanda que é dada pelo mercado de trabalho”, pontua o coordenador da Semur.

O ESG (sigla em inglês para sustentabilidade ambiental, social e de governança) é uma política internacional com o intuito que as corporações invistam em equidade no ambiente interno, adotando ações que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas na sociedade como a educação pública, ações de sustentabilidade promoção de políticas de inclusão e equidade social.

Selo de Diversidade – É um programa da Prefeitura, sob a coordenação da Semur, que tem o objetivo de orientar as organizações privadas a realizarem políticas de inclusão e de reparação social. A organização que adquirir o selo garante credibilidade na sociedade, e assume um compromisso de desenvolver políticas internas e ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho. De acordo com a Semur, aproximadamente mais de 230 empresas privadas estão certificadas com o Selo de Diversidade Étnico-Racial em Salvador.