Salvador divulga o calendário das Paradas LGBT+

Neste domingo (10) ocorreu no Bairro do Vale da Muriçoca/Federação a primeira Parada da Diversidade e do Orgulho LGBTIA+ em Salvador. Estiveram presentes na abertura das paradas representantes da Secretaria Municipal da Reparação e do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT+.

As Paradas LGBT+ (conhecida popularmente como Parada Gay) são promovidas por representantes dos bairros e se inserem na capital baiana há mais de 20 anos. Os desfiles fortalecem o movimento contra a LGBTfobia e fazem das ruas um espaço de luta que visibiliza esses corpos em prol do orgulho, da defesa aos direitos, promoção de ações sociais e de cidadania às pessoas LGBTIA+.

A população LGBT+ ainda vive em situação de vulnerabilidade, lidando diariamente com as violências de uma sociedade preconceituosa, estigmatizada e heteronormativa. É um desafio à comunidade promover ações que conscientize a população dos direitos, de respeito e promoção a diversidade sexual e de gênero, que se distanciam dos padrões estruturados e socialmente aceitos.

A Secretaria da Reparação atua de forma transversal com os demais órgãos municipais para a realização das Paradas de forma a promover a equidade, os direitos de raça, gênero e sexualidade, a fim de combater quaisquer atos discriminatórios e promover políticas públicas de reparação.