Centro LGBT promove debate sobre violência no contexto familiar

Na manhã de quarta-feira (16), os alunos do curso do 5º semestre de psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) realizaram uma roda de conversa no Centro de Referência LGBT. O encontro aconteceu como parte das ações da Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR) para o Mês da Diversidade, que traz diversos eventos com o objetivo de fornecer uma formação continuada e fomentar o diálogo da comunidade assistida com as representações institucionais e movimentos sociais.

Na ocasião, os estudantes organizaram uma dinâmica de apresentação onde cada indivíduo deveria escolher um objeto em uma cesta a fim de comparar a utilidade do mesmo com a sua personalidade. A atividade serviu como princípio para deixar o público a vontade e desenvolver o inicio de uma apresentação sobre o tema da conversa: o lado cinza do arco-íris, ser LGBTQ+ e a violência no contexto familiar.

Os convidados tiveram a oportunidade de relatar diversas experiências sobre a vivência em família para pessoas LGBTs, enquanto os graduandos apresentavam o lado psicológico da questão, com o intuito de embasar a situação em um aspecto científico e social. Posteriormente, foi encenado um esquete para exemplificar os diversos conceitos de violência que surgem no seio familiar em forma de LGBTfobia, assunto debatido pela roda.

No fim, o coordenador Vida Bruno, falou sobre suas experiências e ações pertinentes ao tema. A atividade contou ainda com a presença da coordenadora do Centro LGBT, Zú Mota, além de professores da instituição FTC.

Neste dia 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia, a data marca o aniversário da lei que tirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990. No Brasil, a data foi instituída apenas em 04 de junho de 2010.

Confira a programação completa que acontece ao longo do mês: https://goo.gl/M1fXtK