Prefeitura realiza CadÚnico Itinerante LGBT+ em Centro Municipal de Referência no Rio Vermelho

O Centro Municipal de Referência LGBT Vida Bruno, situado no Rio Vermelho, está realizando o CadÚnico Itinerante LGBT+, oferecendo a inserção e atualização do Cadastro Único. Cerca de 30 pessoas foram atendidas, na manhã desta terça-feira (11), primeiro dia de realização do serviço. O atendimento especializado é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e a Secretaria Municipal da Reparação (Semur).

Quem for ao local, até a próxima sexta-feira (14), das 9h às 15h, vai poder fazer o Cadastro Único, atualizar dados e obter mais informações sobre a situação cadastral e bloqueio de benefícios. É preciso levar a carteira de identidade e o cartão SUS. Já as pessoas sem a documentação necessária recebem toda a orientação para solicitar os documentos e retirá-los no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

“O CadÚnico, que dá acesso aos programas de distribuição e transferência de renda, a exemplo do Auxílio Brasil, é a possibilidade concreta de as pessoas terem uma melhor qualidade de vida, sobretudo as pessoas LGBT, que foram muito impactadas com a pandemia, por causa da LGBTfobia familiar”, afirma Marcelo Cerqueira, coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT.

Tiago Coutinho, de 33 anos, destacou a praticidade do atendomento. “É possível agendar por telefone, então dá para organizar a quantidade de pessoas atendidas. Está sendo ágil e eu não estou tendo dificuldades”.

Ele acrescentou que a parceria trouxe o cadastramento para perto dele, visto que ele mora no Rio Vermelho e era muito difícil se deslocar para o Comércio, para se cadastrar. “Aproveitei a oportunidade e também tirei outras dúvidas”.

Homem trans, ainda em processo de transição, Priscila dos Santos, 24 anos, também foi ao local para fazer o Cadastro Único. “Eu soube da realização do serviço através do Instagram e estou achando legal o atendimento, pois é muito difícil passar pelo processo de transição e ter todo esse apoio e alguém para contar”, afirmou.

Balanço – O CadÚnico Itinerante LGBT+ começou em março de 2022 e já atendeu 630 pessoas. Segundo Marcelo Cerqueira, esse ano a coordenação do Centro Municipal de Referência teve a preocupação em realizar uma busca ativa nas comunidades, procurando pessoas LGBT que , muitas vezes, por não ter acesso ao computador, ao celular e à internet, ou até conhecimento do programa, acabam não buscando o serviço.

Reportagem: Priscila Machado/Secom