Prefeitura concede Selo da Diversidade Racial à rede McDonald’s em Salvador

As 15 franquias e filiais da rede McDonald’s em Salvador receberam, na manhã desta sexta-feira (7), o Selo de Compromisso da Diversidade Étnico-Racial. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur). A cerimônia foi realizada na unidade da empresa, no bairro na Graça, e contou com a presença da secretária da Semur, Ivete Sacramento, de administradores da marca norte-americana no Brasil, de funcionários da rede, de membros do Comitê Gestor e do Presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras, Eurico Alcântara.

De acordo com o diretor do McDonald’s no Brasil, Marcelo Nóbrega, a empresa sempre atuou na busca da diversidade desde o início das atividades. “Para nós, esse certificado é um reconhecimento de uma prática que já temos desde sempre. A empresa gera o primeiro emprego para os jovens e oferece a eles oportunidade de crescimento. Cerca de 80% das pessoas que trabalham conosco estão na primeira experiência profissional. Não há pré-requisito algum para a contratação, basta querer aprender e se desenvolver. O grande ganho desse título é usar a força da nossa marca como exemplo para outras empresas”, afirmou.  Hoje, a rede em Salvador contribui com a geração de emprego para 800 jovens.

Fernanda Miller, atendente do McDonald’s da Graça, parabenizou a ação da Prefeitura e afirma que o título foi merecido à empresa na qual trabalha há dois anos “Eu acho bem legal a iniciativa, ainda mais contemplando uma empresa que tem uma atenção muito grande com os seus funcionários. Aqui sou bem tratada por todos. Além disso, eles nos oferecem um plano de carreira, fato que nos deixa bastante felizes”, avaliou.

Para o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH)/ Seccional Bahia, Cezar Almeida, “o Selo da Diversidade é uma política pública de sensibilização não impositiva, sendo a diversidade um importante capital para as organizações que se torna mais plural, criativa e inclusiva”. A ABRH é membro do Comitê Gestor do Selo, juntamente com mais 20 (vinte) organizações do segmento governamental e da sociedade civil organizada.

Próximos passos – A secretária da Semur destacou a importância da concessão de mais uma certificação no combate ao racismo dentro das empresas e avisa que outras serão contempladas. “Estamos felizes com o sucesso que estamos tendo no combate a esse problema social. No próximo dia 17, vamos entregar esse certificado a Unifacs, que terá a missão de pensar em políticas e plano de trabalho para evitar o racismo dentro da organização. Esperamos que outras empresas sigam esses exemplos e possam mostrar a própria estratégia nesse sentido”, destacou.

O Selo de Compromisso de Diversidade Étnico-Racial representa uma política pública de sensibilização das instituições. A ferramenta visa reconhecer as ações de promoção da equidade racial nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações públicas, privadas e da sociedade civil da cidade do Salvador. Com a obtenção do selo, as instituições assumem o compromisso de desenvolver ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho.

Atualmente, a capital baiana conta com 124 organizações certificadas com o selo. Entre elas estão a TV Bahia, A Tarde e os shoppings Center Lapa, Piedade, da Bahia, Salvador, Salvador Norte e Barra. Os interessados em participar da ação podem entrar em contato pessoalmente com a Coordenação de Articulação e Projetos Especiais da Diversidade da Semur, localizada na Rua do Tesouro, s/n, Edifício Nossa Senhora da Ajuda, 6º andar, Centro. Outras opções são os telefones (71) 3202-2004/2607 ou o e-mail selodadiversidade@gmail.com.