Logo Prefeitura de Salvador

Março Mulher leva mulheres quilombolas ao cinema nesta terça (7)

Cerca de 30 mulheres quilombolas de Ilha de Maré acolhidas pelo programa Mãe Salvador vão participar de uma sessão de cinema do Salvador Norte Shopping, nesta terça-feira (7), às 10h. A iniciativa faz parte da programação municipal Março Mulher, que conta com uma série de atividades voltadas para o público feminino, e é organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Reparação (Semur), e apoio do Salvador Norte Shopping. 

 

O filme escolhido foi “Mulher Rei” que, baseado em fatos reais e exemplo de representação feminina e negra, acompanha Nanisca (Viola Davis) que foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras.

 

A subcoordenadora de Ações Estratégicas, Djara Mahim explica que o intuito é promover a autoestima de ‘verdadeiras líderes das suas comunidades e lares’. “Enxergamos a saúde de forma integral e entendemos que as políticas públicas precisam agregar diversas linhas de atuação para o fortalecimento da autonomia física, social e psíquica dessas mulheres e, ‘Mulher Rei’, é verdadeiramente um filme inspirador. As personagens nos inspiram sobre determinação, autoconfiança, senso de justiça e busca por respeito e direitos. Reconhecermos essa força retratada bem no filme é o primeiro passo para uma verdadeira mudança”, destaca. 

 

Março Mulher – Ao longo do mês de março, serão realizadas diversas outras atividades, como webinar, Caravana da Saúde, atendimentos nos postos municipais e nos Centros de Referência de Atendimento à Mulher. A programação pode ser conferida no site www.saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content