Ilê Aiyê leva luz e paz à avenida

Tema do carnaval, os 40 anos do Ilê e dos blocos afros tiveram um ponto alto ontem (dia 1) com a saída do Mais Belos dos Belos, no Curuzu. O Bloco Ilê Aiyê, mais antigo grupo afro de Salvador, iniciou as comemorações dos seus 40 anos de luta na noite de ontem com a tradicional saída no coração da Liberdade.

Com a presença do Prefeito ACM Neto e celebridades, o Ilê iniciou a cerimônia baseada em rituais religiosos pedindo paz durante todo o circuito. A bateria composta por mais de 100 percussionistas deixou a Senzala do Barro Preto próximo da meia-noite e seguiu rumo ao circuto Osmar, no centro da cidade. Apesar da chuva e da breve queda de energia que ocorreu ainda na Liberdade, o Ilê abrilhantou o carnaval com o tema Do Ilê Axé Jitolu para o Mundo – Ah se não fosse o Ilê Aiyê.

Outros blocos Afro também desfilaram no sábado de carnaval como o Muzenza, Malê de Balê e Banda Didá colocando beleza na Avenida.

ACM Neto, em entrevista ao site iBahia, falou da importância dos blocos afro para a cidade e declarou “Nós temos que agradecer, homenagear e sobretudo estar ao lado dos blocos afros, para que eles possam ter mais força, mais espaço e melhores condições de desenvolver o seu trabalho econômico-social, que a maioria deles têm”.