Feira oferece serviços de saúde gratuitos para o público LGBT+

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Campo Temático de Saúde da População LGBT, participou da 1º Feira LGBTrans+, promovida pela organização “Tamo Juntes”, com oferta de serviços de saúde voltados para o público LGBT+. O evento aconteceu nesta terça-feira (27), na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, no bairro de Ondina.

Quem passou pelo local recebeu orientações sobre os métodos de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Durante o evento, também foi possível fazer a retirada de materiais educativos, preservativos, lubrificantes, ducha higiênica descartável e autoteste para o HIV.

A artista plástica e empreendedora Kin Bissente avaliou a iniciativa como uma forma de garantir acesso do público LGBT+ aos serviços públicos. “Essa é uma maneira de provar que a gente existe e que ocupamos todos os espaços. Eu sou uma travesti preta e minha expectativa de vida seria de 28 anos. Mas a meta é ultrapassar esse número, fazendo isso com saúde e dignidade, e essa feira traz justamente isso”, conta.

De acordo com Erik Abade, técnico do Campo Temático Saúde da População LGBT+ da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, a participação da SMS em eventos com esse perfil amplia diretamente o acesso aos serviços municipais. “A população LGBT+, assim como qualquer outro grupo, possui a necessidade de cuidar da saúde. Dentro disso, ampliamos o acesso e reforçamos a importância das práticas preventivas, principalmente no que tange a doenças que podem ser transmitidas através dos atos sexuais, bem como os métodos de prevenção combinada ao HIV como a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), ambas disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde de Salvador”, explicou.

Atualmente a PEP está disponível em dois Serviços de Atenção Especializada (SAE) da rede municipal, que são equipamentos de saúde qualificados no apoio de pessoas vivendo com HIV/ AIDS disponibilizados à população. São eles o SAE Marymar Novaes, localizado no Dendezeiros, e o Semae Liberdade – ambos funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30.

Já a PrEP está disponível em cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital baiana. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Vale dos Barris e Dr. Hélio Machado, em Itapuã, atendem pacientes de todas as idades. As UPAs Valéria e Adroaldo Albergaria, no bairro de Periperi, e o Pronto Atendimento Dr. Alfredo Bureau, no Imbuí, possui serviço disponível para pacientes maiores de 12 anos.

Nome social – Outro serviço disponibilizado durante a feira foi a confecção do Cartão do SUS com o nome social, direito garantido pela Carta dos Direitos dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Lei Municipal nº 7859/2010. O nome social também deve ser incluído nos prontuários e nos demais formulários utilizados pelos serviços de saúde.

Para imprimir o cartão SUS, basta ir à unidade de saúde mais próxima com documento oficial com foto, CPF e o número do cartão, para as pessoas que já possuem o recurso, a 1ª via pode ser confeccionada em uma prefeitura-bairro, mediante agendamento prévio. “O respeito ao nome social, além de ser um direito dessa população, busca eliminar situações constrangedoras ou discriminatórias que possam funcionar como barreiras de acesso aos serviços públicos”, reforça Abade.

Demais ações – Durante todo este mês, também foram realizadas outras ações, a exemplo de uma feira de saúde no tradicional Bar LGBT+ Âncora do Marujo, na Avenida Carlos Gomes, na última terça-feira (20), e através de parcerias, a exemplo do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno e o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), que ofereceram consultas com agenda protegida para diversos grupos.

Foram disponibilizadas 16 vagas de consultas ginecológicas para mulheres cis lésbicas, bissexuais e pansexuais na UBS Vila Matos, cinco vagas de consulta odontológica para pessoas trans e travestis na UBS Dr. César de Araújo e dez vagas para consulta de PrEP (Profilaxia pré-exposição ao HIV) para homens cis gays, bissexuais e pansexuais no Semae Liberdade.

Além dessas, outras atividades de educação e comunicação em saúde estão sendo concretizadas nas unidades básicas de saúde do município de Salvador ao longo deste mês, em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia e Dia Internacional do Orgulho LGBT+, comemorado dia 28 de junho.

Reportagem: Letícia Silva/Secom