Colaboradores do Sebrae conheceram o Projeto Cine Itinerante da Diversidade Ético-Racial.

A iniciativa tem a parceria da instituição e visa sensibilizar e conscientizar, com foco na qualidade do atendimento, os empresários e colaboradores dos empreendimentos certificados com o Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador.

“Esse encontro, além de divulgar mais as ações do Selo, lançou o projeto Cine Itinerante no Sebrae, ação do Sebrae Solidário para estimular o colaborador a participar como voluntário a ajudar a promover a igualdade”, explicou Aparecida Rosado, colaboradora do Sebrae e representante da instituição no comitê. Com o Cine, o colaborador do Sebrae irá ministrar palestras sobre atendimento e estimular para a reflexão e conscientização sobre o tema da discriminação.

O Selo é um programa da prefeitura, coordenado pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur), que reconhece as ações de promoção da igualdade racial nas políticas de gestão de pessoas e marketing de organizações públicas, privadas e sociedade civil. Como integrante do comitê do Selo, ao Sebrae cabe vistoriar os empreendimentos e validar as medidas adotadas.

No evento, o coordenador do programa Selo da Diversidade Étnico-Racial, Leomar Borges, detalhou o Cine Itinerante da Diversidade Ético-Racial e explicou as ações do Selo, convidando os colaboradores do Sebrae a participarem da iniciativa. “O programa busca sensibilizar os gestores para, primeiro, incluir a juventude negra no mercado de trabalho. Junto a isso, promover a qualificação e ascensão pela meritocracia dos homens e mulheres negros que já estão inseridos neste mercado, mas não têm a oportunidade de se desenvolver dentro de uma organização”.

O coordenador de Gestão de Pessoas do Sebrae, Francisco Bastos, detalhou o processo de voluntariado para participar da ação Sebrae Solidário. O perfil para ser voluntário é ser analista e ter facilidade para falar em público. Os voluntários serão capacitados para atuar dentro das empresas como difusores da iniciativa e na qualificação dos empresários e seus colaboradores. “Os participantes vão adquirir experiência como palestrantes e conhecimento sobre as ações de promoção e igualdade racial dentro das organizações, vão contabilizar 2h de capacitação no PADI e será liberado em até 8h por ano para fazer esse trabalho voluntariado”, detalhou. 17 pessoas já se cadastraram nesse primeiro momento.

Uma das voluntárias do Cine Itinerante da Diversidade Étnico-Racial é a colaboradora da UGE, Isabel Ribeiro. “Acho fundamental tocar nesse assunto, e explicar a relação da qualidade no atendimento e a não discriminação”, contou Isabel, que conhece o Selo desde a primeira edição e integrou o comitê por cerca de dois anos.

Madalena Seixas, da UPPDT, destacou a oportunidade de aprendizado. “Além da oportunidade de desenvolvimento pessoal para o colaborador Sebrae, é fundamental que os empreendedores reflitam sobre este tema”, completou.