CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA LGBT+ VIDA BRUNO

Inaugurado no dia 18 de março de 2016, o Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno oferece serviços como atendimento psicossocial, orientação e encaminhamento jurídico em casos que envolvam violência contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Também é realizado um trabalho de inserção do cidadão no mercado de trabalho, de forma a expurgar estigmas e proporcionar a própria inclusão do LGBT+ na sociedade, como cursos de capacitação e orientação voltada à geração de renda e formação empreendedora.

Dentre as ações realizadas pelo Centro recentemente destacam-se aqueles voltados para a promoção à saúde e bem-estar da população LGBT+, como a orientação para mudança de nome social e o curso de defesa pessoal promovido em parceria com a Guarda Municipal. O Centro realiza ainda apresentações dentro dos órgãos municipais, através do Programa de Combate a LGBTfobia Institucional, com a intenção de preparar o corpo funcional para receber e lidar da maneira mais correta com o público, viabilizando assim o acesso a saúde, educação e outros serviços, como por exemplo, o tratamento pelo nome social e a humanização nos atendimentos relacionados a vulnerabilidade social.

O local conta com uma equipe multidisciplinar, composta por advogado, psicólogo, assistente social e apoio técnico e administrativo. A estrutura física possui recepção, salas de administração, atendimento, salão multiuso, espaço para realização de atividades do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros – CMLGBT+, copa e almoxarifado, além de sanitários masculinos e femininos, com os devidos padrões de acessibilidade.

Recentemente, o espaço vem recebendo visitas técnicas de profissionais de outras cidades com o intuito de conhecer mais sobre este programa, servindo como modelo para que outros municípios possam futuramente aderir a implantação de um órgão semelhante, com o objetivo de beneficiar cada vez mais a população LGBT+.

O que é: Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno.
End.: Av. Oceânica nº 3731 – Rio Vermelho.
Horário: 8h às 17h, segunda a sexta-feira.
Tel.: (71) 3202-2750