Carnaval apresenta elevados índices de racismo

Dados registrados no sistema Badauê confirmam, neste domingo (dia 02) de carnaval, 537 ocorrências na 9ª edição do Observatório da Discriminação Racial e LGBT, Violência contra Mulher e Exploração Sexual da Criança e Adolescente.

A temática discriminação racial lidera o índice com 254 registros distribuídos nos focos de intolerância religiosa, racismo institucional e comunicação e mídia. Permanece em sequência a violência contra o público LGBT com 167 ocorrências, sendo este índice apresentado com maior incidência no circuito Dodô/ Barra. No eixo gênero, 108 ocorrências foram computadas neste segundo boletim do Observatório, com destaque a violência física e sexual contra a mulher. Foram registrados também 8 casos de exploração sexual da criança e adolescente, cujo agressor identificado era do sexo masculino.

O Observatório, coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), conta com observadores espalhados nos circuitos do carnaval, nos postos de saúde e policial, bem como, na mídia televisiva, impressa e online.