Bruno Reis participa da abertura do Liberatum e anuncia reabertura do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira

O prefeito Bruno Reis anunciou que o Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab) será reinaugurado na próxima segunda-feira (6). O anúncio foi feito pelo prefeito nesta sexta-feira (3) durante a abertura do Festival Liberatum, que acontece no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, até o próximo domingo (5). A solenidade contou ainda com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, da vice-prefeita da capital baiana, Ana Paula Matos, dentre outras autoridades.

O festival, que é gratuito, integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro e vai reunir atrações como as atrizes Viola Davis e Angela Bassett, a cantora Alcione, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. A programação ainda terá o vencedor do prêmio Nobel de literatura, o nigeriano Wole Soyinka.

“A Prefeitura tem a honra de colaborar como co-participante do Liberatum. Quero aqui agradecer a presença de convidados estrangeiros que vieram para abrilhantar ainda mais esse mês em que nós vamos celebrar a cultura afro na nossa cidade. Então, novembro vai ser um mês de negócios na área da cultura, de imersão de temas da cultura afro, da geração de empregos, de hotéis lotados na nossa cidade, vamos chegar a 90% de ocupação. Quero agradecer a Pablo (Ganguli, líder da organização Liberatum) pela organização deste evento e por ter acreditado em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

O Festival Liberatum 2023 visa promover diálogos de valorização do multiculturalismo, diversidade e inclusão na cidade em que mais de 80% da população é afrodescendente. Todas as palestras e eventos serão transmitidos ao vivo, via TikTok, garantindo interação com o público em tempo real.

Bruno Reis destacou a programação do Novembro Salvador Capital Afro, que foi lançado no mês de agosto pela Prefeitura e conta com um inédito calendário de eventos com o apoio da gestão municipal que se estenderá por todo o penúltimo mês do ano. O foco da programação é exaltar a ancestralidade negra da capital baiana.

“Eu quero destacar a identidade que nós temos e essa grande potência. Identidade porque somos a cidade mais negra fora da África, e a potência porque sem sombra de dúvidas a nossa negritude é um dos nossos principais ativos. Queremos que esse mês de novembro seja de negócios na cultura, de oportunidades, queremos que o mês de novembro seja reconhecido no Brasil e no mundo para que milhares de visitantes venham aqui conhecer e se conectar com suas raízes. Afinal de contas, Salvador é a capital afro das Américas”, disse Bruno.

O secretário Pedro Tourinho ressaltou a programação do Liberatum e do Novembro Salvador Capital Afro. “A gente tem grandes lideranças da cultura negra do mundo que vieram para cá para participar, para se envolver. Viola Davis anunciou ontem que vai abrir uma empresa aqui, e abrir também um programa para potencializar criativos. Então está tudo acontecendo. Essa é a primeira semana, ainda vai vir muita coisa aí nas próximas semanas. É uma felicidade enorme, porque a gente sempre soube, acreditamos muito que temos esse potencial”, afirmou o secretário Pedro Tourinho.

Muncab – A reabertura do Muncab é parte desta programação. “A Prefeitura, ao longo desse mês, está realizando diversos eventos. Vamos inaugurar a primeira etapa do Muncab. Será o maior museu das Américas com toda a história e toda a importância da cultura afro e do povo negro em nossa cidade”, salientou o prefeito.

Em junho deste ano, a Prefeitura fechou parceria com o Muncab, viabilizando R$ 15 milhões para a compra de acervo e execução de obras pendentes para finalizar o espaço de exibições. Localizado em dois prédios no Centro Histórico, onde funcionou o antigo Tesouro do Estado da Bahia, o museu é um dos maiores da América Latina sobre a cultura afrodiaspórica.

A programação do Novembro Salvador Capital Afro conta com festivais de música e de cultura negra, como o Afropunk e o Candyall e Tal, e de cinema negro, como o Fianb (Festival Internacional de Audiovisual Negro do Brasil), trazendo atrações nacionais e internacionais. Também terá o lançamento do projeto Rolês Afro, pacote de roteiros turísticos que será lançado pela Prefeitura de Salvador focado no patrimônio afrodiaspórico da capital baiana.

Liberatum – O Festival Liberatum nasceu em 2001 e já teve eventos em locais como Hong Kong, Estados Unidos, Papua-Nova Guiné, Reino Unido, Marrocos, Itália, Turquia, México, Espanha, Índia, França, entre outros. Esta é a primeira vez do festival no Brasil. Entre os participantes, a atriz Angela Bassett será homenageada com o prêmio de Pioneira Cultural. Reconhecida por interpretar mulheres negras fortes em obras como “Malcom X” e “Pantera Negra”, a homenageada é uma das principais porta-vozes internacionais do evento sobre cultura negra, diversidade e inclusão.

“A chegada do Festival Liberatum ao Brasil acontece em um momento muito importante da história do nosso país. Com nosso país de volta à agenda global e sediando eventos com relevância internacional tem um grande impacto para fomento cultural, promoção do turismo e geração de legado local”, disse Flávio Saturnino, Diretor de Comunicação da Liberatum Brasil.

O show gratuito de encerramento, no próximo domingo (5), conta com apresentações de Ground Zero Blues, Lazzo Matumbi, Ilê Ayiê, Orquestra Afrosinfônica, Luedji Luna e Márcio Vitor. A programação também prevê homenagens a figuras ilustres como Vovô do Ilê e Débora (Didá).