Logo Prefeitura de Salvador

Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+ já realizou mais de 1,3 mil atendimentos 

O Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, inaugurado em setembro de 2023 em Salvador e gerido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizou 1.310 atendimentos até este 23 de janeiro. São 406 pessoas cadastradas nos serviços e uma média de 600 atendimentos efetuados por mês. 

A unidade está localizada no anexo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, na Rua Carlos Gomes, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com acolhimento de novos pacientes às terças e quintas-feiras.  

O equipamento conta com serviço médico clínico e em psiquiatria, atendimento multiprofissional em saúde com assistente social, psicólogos, farmacêutica, enfermeiro e técnicos de enfermagem, além do atendimento administrativo. O acesso aos serviços do ambulatório ocorre por meio do acolhimento por demanda espontânea e referenciada dos serviços de saúde e socioassistenciais. 

A equipe está qualificada para atender pessoas LGBT+, com 18 anos ou mais, residentes em Salvador, que necessitem de abordagens relacionadas à atenção integral à saúde de pessoas trans e travestis. A lista de atividades inclui acompanhamento para hormonização e/ou assistência a pessoas LGBT+ com sofrimento psíquico moderado, e/ou clínica e psiquiátrica, e/ou atenção à saúde sexual e reprodutiva com foco na prevenção combinada ao HIV e na detecção precoce dos cânceres de mama e útero. 

“O Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+ é um marco dessa gestão, e um orgulho para a nossa cidade, sendo um equipamento público de grande relevância, pois vem promovendo e garantindo serviços de qualidade, assegurando o cuidado especializado em saúde que essa população tanto necessita. Os números de atendimento expressam a relevância e o alcance que tem”, destacou a vice-prefeita e titular da SMS Ana Paula Matos. 

Texto: Ascom/SMS 

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content