Logo Prefeitura de Salvador

Semur promove treinamento para servidores público

Cerca de 70 servidores públicos participaram do treinamento do Programa de Combate ao Racismo Institucional na manhã desta quarta-feira (26), por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur). A medida foi realizada em prol da implementação e abordagem do quesito raça/cor e cumprimento das ações propostas na execução do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI). O treinamento, realizado no Hotel Marazul, teve a participação de Chefes de Setor de Gestão de Pessoas e de Atendimento ao público dos órgãos municipais, SUCOP, SEMOP, SMED, SUSPREV, SMS, SEMPS, SEDES, SEMGE, COGEL, LIMPURB, SUCOM, CASA CIVIL, SECULT, SEMOB, PROCURADORIA, SEFAZ, PREVIS, SPM, SECIS, SEMAN, Fundação Cidade Mãe, GABINETE DO PREFEITO e SEMUR. 

Os servidores compreenderam como fazer e multiplicar esse entendimento de abordagem e preenchimento do quesito com o intuito de direcionar as políticas públicas através do programa de combate ao racismo institucional. A secretária da Reparação, Ivete Sacramento, iniciou o encontro abordando a importância do servidor público nos atendimentos à população. “O quesito raça/cor possibilitará a maior aplicabilidade das políticas de promoção da igualdade racial na cidade e ainda atenderá o estatuto da igualdade racial”, ressalta Ivete Sacramento.   

Valter Pinto, chefe de setor da Semge, acredita que o programa de combate ao racismo institucional vive um novo momento. “Quando ultrapassamos o momento de reflexão e partimos para ação, socializamos o papel do quesito raça/cor, combatendo as práticas discriminatórias e racistas”, considera. Já Monique Aparecida dos Santos, supervisora da Smed, afirma ser “muito enriquecedora” a experiência da capacitação porque “hoje aprendemos como ajudar pessoas quanto à sua cor/raça e a orientá-las sobre como podem mudar a realidade da discriminação”.

 

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)