Saúde, educação, enfrentamento à violência, políticas públicas e autonomia. Estes são os cinco eixos temáticos do 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Salvador, que será lançado no próximo dia 21, durante cerimônia no Centro Cultural da Câmara, anexo ao Palácio Thomé de Souza, a partir das 13h.
A construção do documento foi coordenada pela Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), com parceria do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (CMM). O plano tem como base os relatórios das conferências municipais do setor, realizadas nos anos de 2004, 2007 e 2011. Os capítulos foram detalhados através dos diversos encontros realizados durante o ano, com a presença de representantes de entidades da sociedade e órgãos municipais.
O plano é resultado do compromisso assumido pela Prefeitura, através da SPM, com as mulheres de Salvador, de acordo com a superintendente Ana Angélica de Araújo. Para ela, o plano objetiva a garantia de direitos e de igualdade de gênero na cidade.
Entre as entidades envolvidas na construção do plano, estiveram o Fundo para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), o Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), a Secretaria da Reparação (Semur), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e o Movimento Lésbico. Além da versão impressa, o documento também será disponibilizado em CD.
Fonte: SECOM