Semur presente no Seminário Relações de Gênero nas Religiões de Matriz Africana
A Secretaria da Reparaçao esteve presente ontem (17.11) no Seminário Relações de Gênero nas Religiões de Matriz Africana, promovido pela Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM). O encontro foi realizado no Espaço Cultural da Barroquinha e reuniu representantes das nações Ketu, Jeje e Angola para falar sobre as experiências vividas dentro das comunidades religiosas, bem como sobre os espaços de poder ocupados pelas mulheres no candomblé e a igualdade de direitos entre os gêneros.
Para a superintendente de Política para Mulheres, Ana Angélica Araújo, discutir as relações de gênero e suas configurações, com o recorte sobre as religiões de matriz africana, é oportunizar uma reflexão sobre os espaços de poder ocupados por essas sacerdotisas. “É uma forma de conhecermos e nos preparar para o enfrentamento à intolerância religiosa que se sobrepõe à discriminação sofrida pelas mulheres. A partir daí, poderemos traçar estratégias para a implementação de políticas públicas para essas mulheres”, salientou a superintendente.
O seminário contou com o apoio do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema/Secult); Saúde da População Negra de Salvador (SMS) e demais entidades. Participaram ainda do evento os terreiros Ilê Axé Omin Ewá, Odungê, Ilê Axé Obá Aganjo, Egbá Axé e Axé Oya.
Fonte: SECOM