Logo Prefeitura de Salvador

1º Workshop da Diversidade LGBT+: Empresa inclusiva

Em alusão ao dia 17 de maio – Dia Internacional de Combate a LGBTfobia será realizado o 1º Workshop da Diversidade LGBT+: Empresa inclusiva com a finalidade de lançar o Programa Selo da Diversidade LGBT+ na cidade do Salvador e apresentar a importância da diversidade como capital social das empresas. A inscrição para o evento pode ser feita pelo link https://forms.gle/exx5GEyVXY7hve9C7 ou diretamente no site https://www.reparacao.salvador.ba.gov.br 

O evento contará com a presença da Secretária Municipal da Reparação, Ivete Alves do Sacramento, representando o Prefeito da Cidade, a Sra. Elizabeth Dantas, Vice-presidente do Comitê do Selo da Diversidade LGBT+, Sr. Reinaldo Bulgarelli, Presidente Nacional do Fórum Empresas LGBT+, e o Sr. Bruno Crepaldi, Banco Itaú, Scarlett Rodrigues do Instituto Ethos, além da presença dos entes municipais representativos. 

Os convidados, especialistas no tema, irão abordar as práticas inclusivas de suas empresas, o fator diversidade como diferencial no mercado competitivo e a valorização de uma equipe plural e diversa como indicativo de melhores resultados.

O Workshop será realizado em plataforma virtual, voltado para todas as áreas, sobretudo para gestores, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação Organizacional. Será apresentada a campanha publicitária do Selo, com a marca, cartazes, folder, banners, cards para mídias sociais e um vídeo exclusivo promocional. A campanha tem como objetivo apresentar esta política pública e estimular adesões ao Programa. 

A data será marcada pelo chamamento público às empresas fazerem a adesão ao Programa Selo da Diversidade LGBT+, política instituída através do Decreto nº 35.071/2022. A Prefeitura do Salvador irá outorgar o Selo, no segundo semestre deste ano, às organizações inscritas no Programa e que se comprometerem a inserir práticas de inclusão LGBT+ no mundo corporativo.

O Selo da Diversidade LGBT+ visa reconhecer publicamente as ações de combate a LGBTfobia no ambiente de trabalho e a promoção da equidade quanto a orientação sexual e de gênero nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações da cidade do Salvador.

O Selo será outorgado nas categorias Compromisso e Reconhecimento e o prazo de inscrição para o envio da proposta será de 17 de maio a 1 de julho deste ano.  

“A adoção de uma política de equidade com foco em orientação sexual e Identidade de gênero como o SELO DA DIVERSIDADE LGBT+ aumentam as chances da descoberta de talentos, pois a empresa será capaz de identificá-los em diversos grupos, reunindo, assim, talentos diversificados, o que favorece o crescimento da organização”, pontua o Coordenador do Programa Marcelo Cerqueira.

17 de maio é o dia em que a homossexualidade foi elevada à categoria de orientação sexual natural e saudável. A cidade de Salvador sente orgulho por participar deste evento através da médica baiana legista Maria Thereza Pacheco que votou favorável a retirada do homossexualismo da categoria doença.

MINI BIOGRAFIA DOS CONVIDADOS 

ELIZABETH DANTAS – Debatedora

Vice-presidente do Comitê do Selo da Diversidade LGBT+, ativista social pelos Direitos Humanos, Comunicóloga, Docente, Palestrante, Educomunicadora, Mestre em Educação, com formação em Comunicação Social – Relações Públicas e Letras Vernáculas. Com vasta pesquisa em Diversidade, Inclusão e Inovação.

Mais de 30 anos de experiência de atuação no mercado publicitário e de marketing. Gestora Cultural e Consultora de Projetos voltados à promoção da Diversidade e Direitos Humanos nas empresas. Atua, como voluntária, na formação e capacitação de pessoas em diversos coletivos pró Direitos Humanos. Co-fundadora do Famílias Pela Diversidade. Integrante da equipe do site Dois Terços.

REINALDO BULGARELLI, – Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, São Paulo.

As 10 melhores ideias para diversidade e inclusão nas empresas agora.

Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, organização criada em 2013 que reúne empresas em torno de 10 Compromissos com os direitos humanos de pessoas LGBTI+. Reinaldo é educador, consultor, escritor e trabalha na área de direitos humanos e desenvolvimento desde 1978. É professor na FIA, IBGC e ABERJE, entre outras escolas. É sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, empresa que presta serviços na área de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial.

BRUNO CREPALDI, Itaú Unibanco, São Paulo.

Tema: Investir em inclusão e diversidade agrega valor social e leva as empresas para a dimensão de futuro.

Bruno Crepaldi é formado em direito pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em administração pela Fundação Getúlio Vargas e LLM pela University of California – Berkeley. Ele integra há 15 anos o Jurídico do Itaú Unibanco e hoje ocupa a posição de Superintendente do Jurídico Socioambiental, de Poder Público, Seguros, Previdência, Capitalização e Banco de Varejo. Ele também é líder do “Sou Como Sou”, grupo identitário LGBT+ do banco, posição em que trabalha pela promoção de práticas que estimulem um ambiente pautado no respeito à diversidade de orientação sexual e identidade e expressão de gênero.

SCARLETT RODRIGUES, Instituto Ethos, São Paulo.

Tema: Por que as empresas devem adotar e investir em políticas de diversidade e inclusão?

Mestra em Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC. Atualmente, Coordenadora de projetos em direitos humanos no Instituto Ethos. Defensora dos direitos humanos, especialista em diversidade e inclusão, responsabilidade social empresarial, criação e monitoramento de indicadores sociais, agenda 2030, ASG, práticas e políticas em direitos humanos. 

 

O QUE É?

1º Workshop da Diversidade LGBT+: Empresa inclusiva

QUANDO? 

Dia 17 de maio, 14h

ONDE? 

Plataforma virtual – Microsoft Teams.

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content