Logo Prefeitura de Salvador

Secretaria lamenta o falecimento do historiador Ubiratan Castro

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) lamenta o falecimento do professor e historiador Ubiratan Castro, 64. O historiador que pertencia à Irmandade do Rosário dos Pretos, profundo conhecedor da história da Bahia e do Brasil, era diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC), ligada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Castro estava internado na UTI do Hospital Espanhol há dois meses por conta de uma insuficiência renal. O estado de saúde se agravou em decorrência de uma infecção.

Ubiratan Castro que tanto contribuiu para a formação de muitas gerações de estudantes, era doutor em História pela Université Paris IV-Sorbonne, Mestre em História pela Université Paris X-Nanterre, Licenciado em história pela Universidade Católica do Salvador e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia.

Era também era membro da Academia Brasileira de Letras da Bahia, foi diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (CEAO) e presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador (CDCN).

Foto: >>>> A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) lamenta o falecimento do professor e historiador Ubiratan Castro, 64, ocorrido na manhã desta quinta-feira (3). O velório está acontecendo no Palácio da Aclamação, no Campo Grande. O corpo será cremado amanhã sexta-feira (4), às 10 horas, no Cemitério Jardim da Saudade.  
O historiador que pertencia à Irmandade do Rosário dos Pretos, era diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC), ligada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Estava internado na UTI do Hospital Espanhol desde outubro por conta de uma insuficiência renal. O estado de saúde piorou em decorrência de uma infecção que se agravou nos últimos dias.
Ubiratan Castro era doutor em História pela Université Paris IV-Sorbonne, Mestre em História pela Université Paris X-Nanterre, Licenciado em história pela Universidade Católica do Salvador e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Castro também era membro da Academia Brasileira de Letras da Bahia, foi diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (CEAO) e presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador (CDCN).

 
© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content