Logo Prefeitura de Salvador

Programação especial marca Dia da Consciência Negra em Salvador

Ao longo de todo mês de novembro, a Prefeitura do Salvador vem realizando uma série de atividades para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra. O ponto alto das celebrações ocorre na próxima terça-feira, dia 20, data da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695). Grande parte das atividades está concentrada na Secretaria Municipal da Reparação (Semur), responsável pela implementação e desenvolvimento de diversos programas voltados para a população afrodescendente, que forma a maioria dos habitantes da cidade.

 

 

Na agenda afirmativa proposta pela Semur para o dia 20, está prevista uma homenagem a  Zumbi dos Palmares, às 12h30, no busto do herói, localizado na Praça da Sé. A partir das 15h, o Conselho Nacional de Entidades Negras (Conen), com o apoio do órgão, promove a Caminhada da Consciência Negra, que seguirá até o Pelourinho. Às 18h, acontece a Missa da Consciência Negra, na Igreja do Rosário dos Pretos. A celebração é uma iniciativa da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, também apoiada pela Secretaria da Reparação.  

 

“Trata-se de uma agenda positiva, construída pelo movimento negro e adotada pelas instituições públicas. O objetivo é que essa agenda seja transformada em políticas públicas, como já acontece na Prefeitura do Salvador, cidade que tem 79,4% da população formada por afrodescendentes. Ao suspender o expediente no dia 20, para que possam ser realizados debates e discussões sobre o tema, a Prefeitura foi ao encontro dessas propostas”, afirma o secretário da Reparação, Ailton Ferreira.        

 

 O secretário também destacou os programas voltados para a população de origem negra desenvolvidos pela Prefeitura. Ao longo de todo ano, são realizadas ações em diferentes áreas para combater o preconceito, promover a saúde e a educação, e garantir maior inserção socioeconômica para a população negra. Entre essas iniciativas, o destaque vai para o Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, o Programa de Combate ao Racismo Institucional, o Observatório Racial do Carnaval, o Selo da Diversidade Étnico-Racial e o mapeamento e legalização dos terreiros de candomblé.

 

FONTE: SECOM

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content