Logo Prefeitura de Salvador

Dia da Consciência Negra resgata o legado de Zumbi dos Palmares

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, foi estabelecido pelo projeto de lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003.A data faz uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em combate, no dia 20 de novembro de 1695, defendendo seu povo e sua comunidade.

 

Zumbi representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil colonial. Ele lutou até a morte, resistindo ao sistema escravista e defendendo uma forma coletiva de manutenção da cultura africana no Brasil. Hoje, a data 20 de novembro serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano, na formação da cultura nacional.

 

Entre os vários eventos que estão acontecendo na cidade para homenagear a data o destaque é para a exposição “Esta pode ser a sua história”, que acontece no Shopping Piedade, entre os dias 19 e 24 de novembro.

 

O evento, idealizado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Reparação, tem como objetivo apresentar histórias de sucesso de personalidades afrodescendentes, que atuam na área acadêmica, empresarial e jurídica, podendo servir de referência para jovens e adultos. A abertura do evento acontece segunda-feira (19), às 13 horas, no 3º piso do Shopping Center Lapa.

 

As personalidades homenageadas são a professora doutora e mestre em Educação pela Ufba, Ana Célia da Silva; a educadora Arany Santana; a professora e mestre em Educação e Contemporaneidade, Cláudia Rocha; a advogada e presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB, Eunice Martins; o engenheiro e empresário Horácio Brasil; a juíza de Direito Louislinda Valois; o advogado e conselheiro da OAB, Manassés de Jesus Santos; o presidente da Associação Nacional dos Empresários Afrodescendentes (Anceabra), Mario Nelson Carvalho; a advogada e conselheira da OAB, Silvia Cerqueira; o advogado e professor doutor, Samuel Vida; o advogado e mestre em Direito, Sérgio São Bernardo; e o presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content