Selo da Diversidade Étnico-Racial

Uma iniciativa que visa reconhecer publicamente as ações de promoção da equidade racial nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações públicas, privadas e da sociedade civil  da cidade do Salvador.

O Selo da Diversidade Étnico-Racial representa uma política pública de sensibilização das instituições  que, para além da responsabilidade social, terá a Diversidade Étnico-Racial como aliada na geração  de  aprendizado e criatividade, fortalecida em uma equipe plural, gerando maior competitividade.

Ao obter esse Selo, essas instituições assumem o compromisso de fazer um censo étnico-racial e desenvolver ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho, apresentando propostas que serão analisadas por um Comitê Gestor, composto de organizações representativas do segmento governamental e da sociedade civil organizada. Ao final do período a prefeitura avaliará se as empresas devem ou não continuar com a certificação.

A concessão do selo é renovada anualmente, e para renovar, as organizações já contempladas, anteriormente, precisam seguir o plano de trabalho previamente estabelecido no momento de sua inscrição.

Ao receber o selo, essas instituições assumem um compromisso com o município de promover ações de combate ao racismo, como por exemplo: inclusão da juventude negra no mercado de trabalho, apoio a programas de primeiro emprego, formação de colaboradores para combater a discriminação racial, ações de diversidade e inclusão racial no ambiente de trabalho, nas comunidades, com seus parceiros e fornecedores.

As inscrições para a certificação no Selo da Diversidade Étnico-Racial estão abertas até dia 10 de novembro de 2023, clique AQUI e faça sua inscrição.

Eventuais dúvidas sobre o Programa podem ser esclarecidas através do Manual de Orientação do Selo da Diversidade Étnico-Racial.

CATEGORIAS

Compromisso – Organizações públicas, privadas e da sociedade civil da cidade do Salvador que se candidatarem a assinar o Pacto de Valorização da Diversidade Étnico-Racial com a Prefeitura Municipal do Salvador. Estas instituições se comprometem a cumprir diretrizes voltadas para a promoção da Diversidade Étnico-Racial, além de entregarem o Diagnóstico Censitário e o Plano de Trabalho.

Reconhecimento – É uma honraria concedida pelo Comitê Gestor a micro e pequenas empresas, em geral familiar, cujo proprietário e/ou administrador sejam negros e que possuam no mínimo cinco funcionários, sendo na sua maioria, negros, além de entidades sem fins lucrativos que lutem pela valorização da diversidade.

Comitê Gestor do Selo da Diversidade Étnico-Racial

Mais informações:

Secretaria Municipal da Reparação – Semur

Endereço:Rua do Tesouro, s/n, Edifício Nossa Senhora da Ajuda – 6º andar – Centro – CEP 40.020-056

Tels.: 71 3202-2604 / 2607

E-mail: selodadiversidade@gmail.com