Programa de Combate ao Racismo Institucional é apresentado na SEFAZ

Aconteceu ontem a tarde (dia 26) visita técnica do Programa de Combate ao Racismo Institucional – PCRI aos gestores da Secretaria da Fazenda.

Na presença do secretário da Fazenda, o Sr. Mauro Ricardo e o subsecretário, servidores, assessores e membros do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), o PCRI foi apresentado ao órgão pela secretária da Reparação, a Sra. Ivete Sacramento e o subsecretário Claudio Abdala com vistas a firmar o compromisso na implementação do Programa. “O PCRI deve qualificar 30% dos servidores neste ano, como meta assumida no Planejamento Estratégico da Prefeitura”, afirmou Ivete Sacramento.

Na oportunidade, o subsecretário da Reparação Cláudio Abdala declarou a importância do PCRI como compromisso de gestão e registrou ainda que “o racismo foi implantado no Brasil com a chegada do primeiro escravo e ainda hoje se vê seus reflexos”.

Desenvolvido há oito anos pela Secretaria da Reparação (Semur), o Programa de Combate ao Racismo Institucional é operacionalizado por meio do GTI nos órgãos municipais e tem como objetivo fortalecer a capacidade do setor público na identificação e prevenção de práticas discriminatórias de raça e gênero, principalmente nos órgãos e autarquias municipais.