Turismo aproxima Salvador e Cabo Verde

Os dois municípios deverão firmar um termo de referência para ser apresentado à Agência Brasileira de Cooperação (ABC), estabelecendo uma cooperação técnica na área de desenvolvimento dos destinos turísticos com potencial para expansão do vetor de desenvolvimento econômico de Praia, que possui cerca 500 mil habitantes e recebe em torno de 300 mil turistas.

O dirigente da Saltur falou sobre a reforma administrativa do órgão de turismo, em dezembro de 2008, com a criação da Saltur, o que permitiu maior flexibilidade e fortalecimento na área de turismo e eventos populares, elevando o patamar de articulação com o trade turístico. "Com este novo encaminhamento, fizemos um inventário do potencial turístico da capital baiana e elegemos, com a ajuda de todos, as sete áreas prioritárias para ser implementadas ações conjuntas de vários órgãos municipais", explicou Tinoco, além de informar sobre o apoio à execução das festas populares ao longo do ano e da gestão municipal do carnaval - considerado como a maior festa do planeta.

O prefeito de Praia também falou sobre a diversidade cultural do município e ressaltou a necessidade de criar uma imagem de identidade cultural, como por exemplo, as baianas, na tentativa de promover não só a capital baiana, mas também o país. "Não temos baianas, mas temos vestimentas diferentes, artesanato, um forte potencial náutico e uma vasta programação cultural. Temos que fazer como vocês: identificar os espaços, as ofertas e criar um produto próprio, uma identidade.", explana Silva.

Ao final da reunião, o prefeito recebeu uma miniatura de um berimbau e o novo material promocional turístico da Saltur. O kit possui um DVD interativo com informações sobre 17 novos roteiros da capital baiana, disponível em 11 idiomas, com 22 mil fotos e imagens dos Sete Pontos Mágicos - Baía de Todos-os-Santos, Barra, Centro Histórico, Itapuã/Abaeté, Dique do Tororó, Contorno/Comércio e Península de Itapagipe -, do Carnaval e da atmosfera de Salvador.