I Encontro das Embaixadas Africanas em Salvador

O evento contará com a presença de 13 embaixadores africanos, 12 ministros e encarregados de negócios, de países como Tunísia, Benin, Sudão, Senegal, Etiópia, Quênia, Tanzânia, Nigéria, entre outros. O I Encontro proporcionará à população baiana e, também, às cidades irmãs e amigas do continente africano, a troca de experiências e cooperação, através de oportunidades de negócios, de investimentos e de serviços diversificados que potencializem o desenvolvimento sócio-econômico entre as nações.

A crescente importância de alguns países do continente africano no contexto internacional, com altas taxas de crescimento econômico e um cenário que aponta para uma visível aproximação comercial e diplomática com países asiáticos, possibilita ao Encontro - que faz parte das comemorações do Ano Internacional dos Afrodescendentes - uma grande oportunidade de fortalecimento das relações econômicas entre Brasil e a África. A expectativa dos organizadores é a de estreitamento de parcerias que potencializem as ações já existentes entre os dois continentes.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação – Semur, e conta como coordenador o vice-prefeito Edvaldo Brito, que enxerga em sua realização “a possibilidade de um amplo diálogo entre Salvador e os países africanos, com vista à definição de políticas públicas bilaterais que efetivem o desenvolvimento comercial, tecnológico, de infra-estrutura e social, através de ações sustentáveis entre as partes interessadas”.

I Encontro das Embaixadas Africanas, que será aberto amanhã, às 18h30min, contará com as presenças do governador Jaques Wagner e do prefeito João Henrique, além de  diversas autoridades locais e nacionais. O painel de abertura, “A experiência educacional na África e no Brasil”, às 19h30min, terá como apresentadores o Encarregado de Negócios de Moçambique, Afonso Chambe e do Secretário Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar.

HISTÓRICO: O processo histórico comum entre a África e o Brasil provoca proximidades sociais, políticas e culturais e tem conduzido a política externa brasileira a uma crescente aproximação com o continente africano. A atual agenda de cooperação Brasil / África compreende a troca de experiências em gestão pública, em financiamento de infra-estruturas, em logística e, sobretudo, na construção de uma matriz energética que seja capaz de assegurar o desenvolvimento sustentável do continente africano.

Quarta-Feira, 26 de Outubro de 2011.

18h30min - SOLENIDADE DE ABERTURA

Composição da Mesa

• Governador Exm. º Sr. Jaques Wagner
  • Prefeito Exm. º Sr. João Henrique Barradas Carneiro
  • Embaixador Vice-Decano Isidore Monsi - Benin
  • Vice-prefeito Exm. º Sr. Edvaldo Brito (Coordenador do Encontro das Embaixadas Africanas)
  • Embaixador Paulo Cordeiro – Subsecretário Geral Político III – África/Oriente Médio.
  • Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Países Africanos – Exm. º Sr. Dep. Márcio Marinho
  • Ministro Silvio Albuquerque – Ministro e Chefe da Divisão de Temas Sociais
  • Presidente da Fundação Palmares Exm. º Sr. Elói Ferreira
  • Secretario Municipal da Reparação- Exmº Sr. Ailton Ferreira
  • Secretário Municipal da Educação, Cultura , Esporte e Lazer – Exmº Sr. João Carlos Bacelar
  • Secretário Estadual de Promoção da Igualdade Racial –Exmº Sr. Elias Sampaio

Execução dos Hinos

• Banda PM

19h30min - PAINEL DE ABERTURA

A Experiência Educacional na África e no Brasil

• Salvador – Exm. º Sr. João Carlos Bacelar, Secretário da SECULT.
  • Moçambique – Exm. ° Sr. Alfonso Chambe

21h – ENCERRAMENTO - COQUETEL