Semur participa do Projeto Cultural reviver Pelourinho

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), participa nesta segunda e terça-feira, dias 26 e 27, do Painel Memória do Centro Histórico da Bahia, no Museu Eugênio Teixeira Leal, Pelourinho. O Painel inclui ciclo de palestras, mostra de filme documentário e show em comemoração ao Dia Internacional do Turismo (27/09), e faz parte do Projeto Cultural Reviver Pelourinho.

Na palestra de abertura,  realizada hoje pela manhã, o historiador Manoel Passos – Secretaria de Turismo (SETUR/BA) abordou o tema: História da Bahia e a Arquitetura Baiana do Século XVIII. Já o historiador Ubiratan Castro – Fundação Pedro Calmon explanou sobre a Diversidade da Cultura Baiana no Século XVIII. Nesta tarde haverá palestra com Daniel Cerqueira sobre o Turismo Pedagógico – 510 anos da Baia de Todos os Santos e com Fulvio de Almeida Dias (turismológo) sobre Evolução Histórica do Turismo “Thomas Cook”.

Para Rose Kalile, presidente do Conselho Comunitário Social e de Segurança Pública do Centro Histórico de Salvador (CONSEG – CHS), a Semur proporciona  ações de qualificação profissional com cursos para afrodescendentes  através de ações sociais positivas sobre a cultura e a economia da capital baiana.

No setor de profissionalização, o secretário da Reparação, Ailton Ferreira, destacou que 80 pessoas do curso de camareiras, guias e monitores de turismo fazem treinamento nesta segunda através do  CONSEG – CHS durante o Painel.

O evento é uma realização do Departamento de Cultura e Turismo do Conselho Comunitário Social e de Segurança Pública do Centro Histórico (CONSEG CHS), com apoio da Secretaria de Cultura do Governo da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, dentre outras entidades.