Prefeitura institui o Selo da Diversidade LGBT+

O prefeito da cidade de Salvador, Bruno Reis, sancionou nesta terça (11) o decreto n° 35.071 de 10 de janeiro de 2022  que institui o Selo da Diversidade LGBT+ ( Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros) no Mercado de Trabalho, em Salvador, como parte de políticas afirmativas para promoção de desenvolvimento à cidadania da comunidade LGBT.

A política desenvolvida pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) visa efetivar e reconhecer publicamente as atividades nas politicas de gestão de pessoas e marketing das instituições públicas e privadas da sociedade civil, o que contribui para estimular o processo de integração social no ambiente de trabalho.

Selo da Diversidade LGBT+

O programa coordenado pela Semur tem como objetivo reconhecer ações de promoção à diversidade e combate a LGBTfobia nas organizações públicas e privadas, da cidade do Salvador, com a assinatura do Pacto pela Valorização da Diversidade LGBT+ no Mercado de Trabalho. Ao serem contemplados com o Selo, as instituições assumem o compromisso de seguir um planejamento que inclui estimular a integração social nos ambientes livres de LGBTfobia, seguindo critérios como a contratação de pessoas LGBT+.

As propostas serão analisadas por um Comitê Gestor composto por entidades representativas do governo municipal e da sociedade civil.  Ao final do período vigente do contrato a renovação do Selo será efetivada mediante análise do plano de trabalho apresentado no ano anterior, a ser avaliado também pelo Comitê Gestor.

A concessão do Selo é validada anualmente, e para estar entre as empresas outorgadas deverão atender aos critérios estabelecidos pelo Comitê Gestor. O descumprimento das exigências pode implicar na exclusão do grupo.