25 DE MAIO - DIA DA ÁFRICA

0
0
0
s2sdefault

Dia 25 de Maio celebra-se o Dia da África ou Dia da Libertação da África, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. Pois em 25 de maio de 1963 foi criada a Organização da Unidade Africana (OUA), atualmente conhecida como União Africana, a organização teve como pauta a defesa e a emancipação do continente africano, livre do colonialismo e do apartheid.

A data é oportuna para a reflexão sobre questões como as contribuições do continente africano pra o mundo, o seu desenvolvimento econômico aliado à responsabilidade ambiental, o processo de democratização em vários países, bem como a promoção da paz e segurança dos povos africanos. Ao redor do mundo são organizadas festividades culturais, debates e conferências, visando promover a discussão da autodeterminação do continente, o reconhecimento da importância da intersecção da história e da cultura africana.

A celebração do Dia da África representa mais uma importante oportunidade de fomentar o diálogo sobre questões importantes para a população negra e para a construção de uma sociedade mais justa, livre e igualitária.

 

0
0
0
s2sdefault