I Chamada para Projetos de Organizações Afro-Brasileiras da Sociedade Civil
- Detalhes
- Criado: Sexta, 14 Fevereiro 2014 17:17
- Última Atualização: Quarta, 06 Julho 2016 14:19
- Publicado: Sexta, 14 Fevereiro 2014 14:17
O Baobá – Fundo para Equidade Racial (doravante, o Fundo Baobá) tem o prazer de lançar a I Chamada para projetos de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras, direcionada a grupos e organizações que desenvolvem projetos pró-equidade racial no Brasil.
Criado em 2011, o Fundo Baobá é uma organização sem fins lucrativos cujos objetivos são: mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras; e promover a filantropia para a justiça social no país. O Fundo Baobá também visa apoiar esforços que contribuam para a sustentabilidade político-financeira destas OSCs e para a manutenção de sua contínua capacidade de implantar projetos efetivos.
Essa chamada de projetos tem o generoso apoio da Fundação Kellogg e da Fundação Tides.
Objetivo do concurso
Apoiar organizações pequenas e médias da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras na implantação de projetos que ampliem a promoção da equidade racial no Brasil.
Público-alvo
OSCs afro-brasileiras, ou seja, organizações sem fins lucrativos que estejam empenhadas na promoção de direitos baseados nas políticas públicas e direitos cidadãos para homens, mulheres e jovens afro-brasileiros. Algumas dessas organizações comumente encontradas no Brasil incluem:
- organizações de mulheres negras
- organizações da juventude negra
- organizações LGBT negras
- organizações não governamentais negras (ONGs)
- organizações negras de base comunitária (OBCs)
- organizações de base e movimentos sociais negros
- organizações culturais negras
- organizações das religiões de matriz africana (comunidades de terreiros)
- quilombos
- pequenos grupos negros de produção
Seleção
A seleção dos projetos caberá unicamente à Comissão de Seleção, formada por representantes indicados pelo Fundo Baobá. Só é possível apresentar 01 (um) projeto por organização.
As propostas serão avaliadas nos aspecto técnico e administrativo. As organizações pré-selecionadas no aspecto técnico serão solicitadas a apresentar seus documentos legais (Estatuto Social, CNPJ etc) para a conclusão do processo seletivo.
Os projetos selecionados deverão ter valor máximo de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).
O recurso será repassado a cada projeto selecionado em duas parcelas: a primeira na assinatura do contrato; e a outra parte após a aprovação do relatório narrativo e prestação de contas parcial.
Prazos
1) Os projetos devem prever duração total de 12 meses.
2) Período de vigência do concurso: de 15 de janeiro a 07 de março de 2014.
3) Divulgação dos resultados: 01 de julho de 2014.
Fonte: http://www.baoba.org.br