Cadastramento dos Povos e Comunidades de Terreiros

O projeto visa cadastrar as Organizações dos Povos e Comunidades de Terreiro para fins de reconhecimento jurídico-administrativo e social, considerando o seu formato original característico de se organizar, conforme determina o Decreto Municipal 25.560 de 19 de novembro de 2014. Esta ação reparadora foi oficializada no Dia Municipal de Combate a Intolerância Religiosa, dia 21 de janeiro de 2016, com a assinatura do Decreto pelo Prefeito de Salvador garantindo isenção do IPTU e remissão de dívidas tributárias de terreiros de candomblé de Salvador.

A medida que tem caráter retroativo, é uma ação que busca gerar políticas públicas que venham reparar às Instituições referidas dos Povos e Comunidades de Terreiro, de forma, a assegurar os direitos garantidos pela Constituição Brasileira. Gerando perspectivas para reafirmar a democracia e dar o devido valor a cultura destes Povos, onde os líderes afirmam que o reconhecimento das entidades garantiu também o perdão de débitos que pareciam insolúveis e o fim das dores de cabeça com tributos que não deviam fazer parte do cotidiano da fé.

Dentre os benefícios referentes a instituições religiosas, previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Igualdade Racial, constam a imunidade tributária e fundiária e o direito a participar de projetos sociais, nas áreas de saúde, meio ambiente e educação, entre outros itens. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) a renúncia fiscal chega perto de R$ 600 mil.

Para se inscrever, o representante legal da casa religiosa deve comparecer munido de documentos – RG e CPF do líder espiritual, comprovante de endereço do Terreiro, comprovante de propriedade e boleto do IPTU  – na sede da Secretaria ou ainda pode fazer um pré-cadastro no site.

O que é: Cadastramento dos Povos e Comunidades de Terreiros.

End.: Rua do Tesouro, Ed. Nossa Senhora da Ajuda, s/n, 6º andar, Centro, Salvador – BA.

Horário: 8h às 17h, segunda a sexta-feira.

Tel.: (71) 3202-2703

Cadastre-se pelo Site